Azulejos

Arte / Produto

Este trabalho, apesar de ser um produto diferente, processou-se como se um trabalho de fotografia de produto se tratasse.
O objetivo foi fotografar diferentes padrões de azulejo da Igreja Matriz de Alcanhões (Santarém) para a produção de um produto de merchandising – um íman – que serviu para angariação de fundos para restauro dos azulejos e das paredes do edifício.

Rica em padrões de azulejo distintos no seu interior, o objetivo foi retratar o maior número possível desses padrões numa peça simétrica, tendo recorrido a 11 padrões e a um remate de um 12º padrão para preencher os cantos do trabalho final.

A recolha das fotografias no local foi possível com a ajuda de tripés, escadas e andaimes pois alguns deles estavam em locais de difícil acesso e o meu objetivo era conseguir fotografar os mais conservados de cada padrão. Estamos a falar de azulejos tipo padrão e tapete do século XVII, desde então expostos ao ambiente, toque e luzes artificiais, pelo que alguns deles encontram-se em mau estado, daí ser de extrema importância recolher as melhores imagens possíveis para que o trabalho final retratasse o mais fidedignamente os padrões ali existentes.

Para chegar ao produto final houve um trabalho de pós produção e de edição das imagens para que as imperfeições fossem minimizadas.